domingo, 4 de janeiro de 2009

Tudo que eu queria

Na vida sempre há coisas que se deseja fazer e não se faz. Ou por falta de oportunidade, ou por dúvida, ou por esperar o momento certo - que ás vezes não chega -, ou pelo medo do fracasso, dentre outros milhares de motivos e possibilidades.
Eu, por exemplo, queria ter feito algumas coisas que não fiz. Dessas coisas, algumas ainda desejo fazer. Outras, acho que não dão mais.
Alguns destes desejos sempre foram ocultos, até para mim, ás vezes. O que isso significa? Eram desejos escondidos, que meu cérebro teimava em não assumir, não acreditar.
O maior desses desejos, no meu caso, era o de ser artista. Nasci para ser artista, no meu entendimento, mas não deu. Eis os desejos:

Desejo 1: ser cantora. Sempre gostei. Cantava no no banheiro e sempre que possível, se tiver um microfone e alguém convidar: eu topo. Sim, pq as pessoas que me conhecem dizem que canto bem. Mas sou tímida...então, primeiro recuso. Isso, talvez, tenha bloqueado, impedido o nascimento de uma grande cantora de música popular, bossa nova e pop/rock. Hoje fico pensando que se tivesse arriscado mais, poderia ter apendido a tocar cordas (violão, bandolin, guitarra, baixo) e ser cantora profissional. Não deu...e acho que não dá mais.

Desejo 2: trabalhar com teatro. Dirigir ou atuar. Atuar era um dos desejos escondidos, teimeroso em se mostrar, embora tivesse feito teatro na adolescência e estreado duas peças. Mas minha paixão é dirigir. Na escola sempre me metia a coordenar e dirigir as peças e, modéstia parte, minha turma era sempre destaque pela organização e criatividade de produção. Pensei em fazer vestibular para teatro, inclusive, mas fiquei com vergonha da prova prática. Acreditam? É...Para atuar, seria teatro, que é onde o ator se despe. E para dirigir, o cinema. Adoro cinemaOo cinema é uma arte muito mais de quem dirige e produz. Acho que tb não dá mais...

Desejo 3. publicar o que escrevo, meus poemas. Adoro escrever poemas e poesias. Mas acho que minha auto-estima não é alta, pois acho que as pessoas irão ler e irão me achar imbecil, embora, goste do que escrevo. Paradoxal, sei. Estou buscando uma estratégia para este tornar-se real.


Desejo 4. ser jornalista. adoro comunicação. Fiz vestibular para Jornalismo, mas coloquei em segunda opção na época em que eu ainda tinha certeza que seria advogada. Então, segunda opção em universidade federal, quase impossível em se tratando de cursos concorridos. Parei-me em educação, desisiti do Direito, mas o desejo da área de comunicação tornou-se latente e, volta e meia, em época de inscrição de vestibular, ainda fico tentada. Mas acho que não dá mais tb. Embora com 26 anos, não tenho paciência para graduação de novo e todas as dores e delícias, eu acho.

Desejo 5. viver entre São Paulo e França. Quando estava no início do ensino médio, dizia que quando estivesse no terceiro ano iria viver para estudar e passar na UNICAMP ou USP. Iria viver em São Paulo e depois iria embora para Paris. Não aconteceu nem uma coisa nem outra. Aliás, engravidei, fui para UNEB e fiquei em Salvador. Fui sim para São Paulo, mas ainda não para Paris. Este é um desejo possível. Hoje não sei se quero mais viver nessa "ponte aerea", mas estar na França um tempo, com certeza.

Se eu cosneguisse ou seguisse todos estes instintos ou seria uma super mega star, caso fosse vitoriosa, ou seria frustrada, no caso de derrota. Mas hoje, sou uma angustiada, pq não sei o que teria sido, pois não tentei, não arrisquei.
E como é início de ano novo, a gente tende a pensar maluquice.

Nenhum comentário: