segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Alguma coisas sobre 2008, outras sobre 2009

Coisas sobre o ano que passou e o recem chegado:

1. Reforma ortografica. Eu gostaria mesmo de saber quem teve a brilhante idéia. Sim! Pq algum ser humano, pensou em tamanha asneira primeiro, socializou com outras antas, até que mais alguns do reino animal selvagem toparam colocar esse trem (descarrilhado) na linha. Portugal já disse que está fora. Os paises Africanos estao em cima do muro. Ou seja, mais uma vez sobra para os tupiniquins pagarem a conta da festa. Eu nunca vi tamanha sandice com a língua. Desculpem-me linguistas, gramaticos e afins. Se para ensinar (e aprender) esta gramatica que esta a milhoes de anos entre nos ja esta dificil, imagina...Quando eu "redecorar" as regras, eles ja mudaram de novo.
Assim, to pensando em inaugurar a gramatica "desunificada" de Camila Santana: nada de acentos. em breve, estou pensando em abolir as minúsculas e maiúsculas tambem.

2. Novelas. Nunca vi nada como A Favorita. Embora goste de novelas (ja gostei bem mais), estava achando tudo muito chato ultimamente. Ate aparecer A Favorita e mexer com todos os conceitos artisticos, de interpretação, logica e suspense: casais inesperados, histórias de incriveis, passando por reais e ate as impossiveis; a brincadeira com as protagonistas; o foco intenso no sexo "fragil" feminino; a discussao e brincadeira com a politica; personagens gays muito bem interpretados; vilões cômicos e trapalhoes; e o banho de Patricia Pillar que, sem duvidas, interpretou o melhor papel de sua carreira. A única coisa que para mim foi demais foi "Beijinho Doce" do início ao fim da trama. A Favorita batendo tudo em termo de melhor novela do século.

3. Dilma Roussef. A ministra colocou força na peruca, na chapinha e no botox e entrou 2009 com tudo. Embora eu tenha achado que ali não há santo que dê jeito, reconheço que o tratamento estetico melhorou bastante a aparencia da quase-provavel-futura-candidata-a-presidencia-da-republica. Pelo menos, saiu aquela cara de tia-malvada-de-historia-em-quadrinho e entrou a dragqueen-decandente-de-fim-de-carreira. Vamos ver se a simpatia e o carisma da ministra vão pelo mesmo caminho.

4. Maysa. Sem dúvida a melhor sessão de análise pública que ja vi, se é que isto existe. Acho que Jayme Monjardim economizou uns trocos com o analista e expurgou todos os fantasmas com a produção da minisserie. Sem falar que a história é mega interessante, a atriz Larissa Maciel é quase gêmea de Maysa e que Solano (que interpreta Boscoli) é um colirio (usei ate giria da epoca). E os olhos de Maysa? Nossa! Eu, que nao vivi nadinha da epoca Maysa, estou adorando. Aliás, só conhecia a fase dela bossa nova (por sinal a mais criticada), pq, como tb ja disse, adoro bossa nova. Então amo "O barquinho".

5. Mulheres frutas. Um único pedido: sumam em 2009!


6. Cinema. Para mim nenhuma mega telona supreendente. Alguns muito bons, como Ensaio Sobre a Cegueira, mas nada espetacular. Aliás, destaque para os nacionais que eu adoro e as animações que estão cada vez melhor. Madagascar 2 é fino, inteligente e muito fofo.


7. Shows. Os nacionais bombaram em Salvador e eu não fui para quase nenhum. Quero ver Adriana Calcanhoto dia 20. E os internacionais? Madonna em 2008 e James Blunt em 2009. Queria os dois, mas...

8. Internet. chrome, budpoke e, para mim, a vivência no Twitter. Apenas algumas do que mais gostei na web. Não me acostumei ainda com a interface do Terra e não gostei do Uol. Achei a ideia do bloglog no mínimo interessante e tem coisa bem legal lá.

9. CQC. O melhor programa da Tv aberta com destaque para garota Maisa que, mesmo nãos endo contratada da band, deu show no CQC em parceria com Seu Silvio. :-)

E vou completando a lista assim que for lembrando :-)


P.S. Desculpem pelos acentos usados. é o vicio.

Um comentário:

Juliana Moura. ♥ disse...

Minha filhaaaaaaa, amei Maysa tbm, Realmente Jaiminho fez uma catarse( será que posso usar esse termo mesmo?) pública.
História de arrepiar.
Bjjinho doce é soda e fizeram até remix, funk sei lá...Algo assim.
E a feijoada? e o chá de casa? Vai me ajudar?
Helpe-meeeeeeeeeeeeeeeee
Bjoss